top of page

Nem sempre o que parece é!

Encontrei esta foto a ser partilhada como sendo uma representação de amor e de ternura! Alguns comentários diziam: "O olhar do cachorro é um pedido de perdão." "O olhar é de proteção, criaturas divinas." "Está nítido o amor e o carinho entre o cachorro e a criança."


O que é este "olhar" do cão? Quando um cão mostra a parte branca dos olhos, chama-se "olho de baleia" ou "meia lua". O cão desvia ligeiramente a cabeça, mas os seus olhos ficam fixos em algo ou alguém. Este é um dos muitos sinais da sua linguagem corporal.


O que significa? Pode estar numa situação em que se sente desconfortável com o que lhe estão a fazer, como ser abraçado, receber festas num local que lhe desagrada, ser examinado pelo veterinário, ser encurralado ou cortarem-lhe as unhas. Geralmente indica que está em stress e possivelmente com medo. Pode também ser um sinal que em breve vai atacar.


O que fazer? Devemo-nos afastar ou parar com o que estamos a fazer até sentirmos que o cão está relaxado.

O que aconteceu nesta situação da foto?


O que aconteceu nesta situação da foto? Alguém se lembrou que seria muito giro e divertido fazer uma foto do cão e da criança dentro de uma transportadora. O cão está aflito, aliás está tentar sair porque tem o focinho de fora, mas não o deixam. Outro sinal que nesta situação é de apreensão é ter a boca fechada. E se o cão morde? De quem é a responsabilidade?



Protejam as crianças e os cães de situações perigosas, como esta. Eles podem e devem usufruir de uma convivência feliz e pacifica. Se tem uma criança e vai receber um cão em casa, peça ajuda de um especialista para criar o melhor ambiente para ambos!



16 visualizações0 comentário
bottom of page