top of page

Cuidado com os rótulos!


Alguma vez foi rotulado de "antipático", quando na verdade, era apenas tímido?...


Todos sabemos que os rótulos são dolorosos e falsos.

Infelizmente, os cães também são rotulados porque somos rápidos a julgar, sem percebermos a razão dos seus comportamentos.


Alguns exemplos:


Cão que tentou atacar outro cão É "dominante"! Contudo, o mais certo é ter medo que um outro cão se aproxime demasiado dele. O rótulo "dominante" serve, infelizmente, para justificar muitos comportamentos indesejáveis de um cão.


Cão que insiste em pedir comida quando estão todos sentados à mesa É "teimoso"! Alguém no passado lhe dava comida e agora é preciso alterar este “hábito”, mas o cão persiste no que aprendeu. É verdade que vai demorar e vai ter que usar outras táticas em vez de se zangar com ele ou berrar-lhe "Não!"


Cão que rosna para uma criança porque estava a tentar tirar-lhe um brinquedo da boca É "agressivo"! Não se deve tirar objetos da boca de um cão. Temos sim em primeiro lugar evitar que o cão tenha acesso aos brinquedos da criança e ensinar a criança como recuperar o brinquedo sem tirar da boca ou então pedir ajuda a um adulto.


Cão que ladra para visitas É "barulhento"! Provavelmente ladra porque está com medo ou então fica demasiado excitado. Pode-se trabalhar a forma como a visita entra em casa e o local onde o cão se encontra.


Como tentar perceber as motivações destes comportamento?

  • aprenda a ler a linguagem corporal do cão e os sinais de stress para entender a motivação de um comportamento

  • observe o ambiente, as pessoas, outros animais ou ruídos e pense o que poderá estar a causar aquele comportamento


Reflita no que vai dizer ou fazer! Seja o melhor guardião

6 visualizações0 comentário
bottom of page