top of page

Como motivar um cão?

“Por causa de sua teimosia, precisa de donos com grande voz ativa e capazes de reprimir as coisas indesejáveis com bastante firmeza.”


Encontro frequentemente este tipo de frases nas descrições do temperamento de determinada raça de cão.

Vamos observar à lupa…


O que é um cão teimoso? Um cão sente medo, excitação, afeição, contudo, a teimosia não faz parte do seu reportório. Existe sim, na maior parte das vezes, um problema de comunicação entre cão e humano. Os cães aprendem muito mais facilmente se a comunicação for visual, por gesto ou linguagem corporal, em vez de comunicação verbal. Quanto mais falamos, repetimos e voltamos a repetir, mais o cão fica confuso com a nossa cacofonia. Também aprendem melhor e mais rápido se forem compensados. Contudo, existem cães com perfil de distanciamento e afastamento de pessoas, o que tornará mais difícil a comunicação com eles.


Como motivar um cão? Se repetir “não, não, não” e “larga, larga, larga” puxando o chinelo da boca dele, ele vai continuar a fazer o mesmo e ainda com mais afinco, ou seja, o que para nós vai parecer um teimoso. Se usar comida ou brincadeira para o atrair para outro contexto, talvez ele fique motivado e pense “prefiro isto”….. Rapidamente larga o chinelo e esquece-se de que alguma vez essa coisa existiu. Da próxima vez não vamos deixar visível o chinelo. Não vamos deixar à vista a tentação, porque o pecado será certo!


O que é “grande voz ativa”? Qualquer coisa como “Não comas o pão!” versus “O pão não vai ser comido por ti!”????? É voz com graves versus agudos? É dar um berro bem alto? É muito subjetivo este conselho.


“…reprimir coisas indesejáveis com bastante firmeza” Pois é aqui, como diz o povo, que “a porca torce o rabo”! Em comportamento canino o ideal é levá-los a fazer o que desejamos e ocasionalmente usar algum interruptor amigável, de forma a que ele perceba que é para parar um determinado comportamento. Usar “firmeza” é também um conceito subjetivo. Para uns poderá ser empurrar o cão, para outros usar uma revista ou jornal bem enrolado, para outros poderá ser dar um berro ou então fazer-lhes uma cara má, não sei….


Se estão com dúvidas em como fazerem-se ouvir pelos vossos patudos, perguntem-me.




8 visualizações0 comentário
bottom of page